Instituído pelo então prefeito Joseildo Ramos (PT) em seu segundo mandato, a indicação do nome do secretário de Desenvolvimento Econômico deve estar com os dias contados. Instituída na gestão do então prefeito Joseildo Ramos em seu segundo mandato, teve como primeiro secretário o empresário Paulo Cintra.
O tema, aliás, ainda não tem definição no modelo de gestão a ser implantado pelo prefeito eleito Gustavo Carmo, cujos nomes das pastas e as mudanças das nomenclaturas das secretarias devem ser anunciadas até meados de dezembro.
Há uma previsão de que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente seja a Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Renda, enquanto o Meio Ambiente ficaria com outra pasta. Isso serve para fortalecer a atração de novos negócios e desvincular desenvolvimento com Meio Ambiente.
A Força Empresarial está dividida quanto à indicação. Com três instituições filiadas –CDL, ACIA e Sicomércio-, apenas os presidentes da ACIA-Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas e o presidente do Sicomércio, emitiram opinião sobre o assunto.
Presidente da CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas, Marcos Barreto disse desconhecer a proposta e quis saber qual a fonte. Jorge Félix, presidente da ACIA-Associação Comercial e Industrial, disse que entende que existe uma insatisfação por parte da Força Empresarial com o retorno das indicações. “Devemos realmente reavaliar essa indicação”, disse ele.
Presidente do Sicomércio, Benedito Vieira vê como contraditório a presença de uma pessoa indicada e ela se ausentar de discussões importantes como o Código Tributário. “A secretaria de Desenvolvimento Econômico não se pronuncia em nossa defesa, ainda se recusa a participar das discussões por ser parte do governo”, disse Benedito Vieira. Ele complementa dizendo que talvez os presidentes das outras instituições pensem diferente dele.
O novo prefeito Gustavo Carmo (PSD) não foi ouvido sobre o tema pra não atrapalhar o processo de composição do secretariado e as novas secretarias que surgirão ou se fundirão.
O Portal gazeta dos Municípios tomou como base a expectativa que se tem em torno de uma nova secretaria que traga os instrumentos de desenvolvimento que a cidade pede, principalmente na geração de emprego e renda, atração de novas empresas e indústrias, PDDU, novos equipamentos como aeroporto, rodoviária, hospital regional e abertura de novas avenidas e a construção do anel rodoviário.
Vanderley Soares
DRT 4848
Mín. 20° Máx. 35°