A presença da mulher nas forças de segurança de Alagoinhas é um fator altamente positivo.
No 4º Batalhão de Polícia aqui sediado, trabalham 72 mulheres, representando o excelente índice de 29% do efetivo da corporação, sendo 04 oficialas: a capitã Aurenívia Peixoto (assessora de Comunicação), a capitã Iara Santos (chefe do setor de Recursos Humanos), a capitã médica Helen Mançu e a tenente Marta Freitas (representante na Rede de Proteção dos Direitos da Mulher de Alagoinhas e região), além de 09 subtenentes.
As primeiras mulheres que ingressaram no 4º BPMA, em 1996, foram aprovadas no concurso público do ano anterior, dentre elas a subtenente Marivalda, primeira a comandar uma viatura de trânsito.
Outras policiais já passaram pela tropa local, a exemplo da tenente Elaine, sargentos Prisco (aposentada) e Edinete e das soldados Jacimeire e Sandra.
Nada menos que sete mulheres são motoristas: sargento Claudenice, cabo Edênia e as soldados Daniela, Beatriz, Gardênia, Sabrina e Thamires.
Também é forte a presença da mulher na polícia civil, nos quadros da 2ª Coorpin, dotada de 16 delegados e 07 delegadas, 04 das quais nesta cidade: Lélia Maria Raimundi David, titular da Deam – Delegacia de Atendimento à Mulher, Amanda da Cruz Brito, titular da Delegacia Territorial e das plantonistas Roselene de Almeida Regis e Rita de Cássia Magalhães Batista.
Nas unidades policiais abrangidas pela 2ª Coorpin, estão as delegadas Ana Neide dos Anjos Vieira Brito (titular da DTM em Acajutiba), Jeanilde Modesto dos Santos Tavares (titular da DTM de Água Fria) e Debora Vânia Cruz Ferro (titular da DTM de Olindina).
Na Guarda Civil Municipal de Alagoinhas a situação também reforça a força do trabalho feminino: dos 159 integrantes, 36 são mulheres, ou seja, 22,64%.
Silvânia Soares, comandante desde 02 de março de 2023, é a segunda mulher a exercer a função, seguindo os passos de Renata Fortaleza, a primeira.
Silvânia foi eleita pelos colegas da GCM, seguindo o critério adotado pelo prefeito Joaquim Neto, a quem cabe a nomeação.
Nas ações operacionais da corporação, a Patrulha Maria da Penha é coordenada por Priscilla Ribeiro.
Foto: Silvânia Soares, comandante da Guarda Civil Municipal de Alagoinhas.
Mín. 20° Máx. 35°