A Artista Plástica e Artesã autodidata e Professora de Educação Física, Amélia Xavier têm uma pintura marcante com predileção aos gêneros pictóricos que abarca a temática dos retratos e dos animais, das flores, naturezas-mortas. Sua sensibilidade nervosa abrange o universo minimalista do artesanato com maestria e o bom gosto da joalheria. Ela transita entre a arte, o artesanato, pintura têxtil (em camisas e roupas), pintura mural (em paredes), em bolsas e a criação de bijuterias com arte.
Amélia tem a criatividade curiosa dos Grandes Mestres da Arte Universal, aliado a um espírito de pesquisa e experimentação inquieta como podemos perceber em suas palavras: “Minhas tintas eu fazia com os batons e os esmaltes da minha mãe (...), gostava de misturar as cores, às vezes eu pegava algumas folhas, flores e um pouco de barro criar novas cores e pintava os meus desenhos”, confidenciou ela ao Produtor Cultural e Músico, o Dr. Honoris Causa Karlinhos Zambê.
Amélia Xavier continuando sua conversa com o Produtor Cultural e Músico, o Dr. Honoris Causa Karlinhos Zambê, declarou: “Comecei aos nove anos de idade, a arte sempre esteve presente na minha vida, mas comecei a praticar com essa idade sempre gostei de desenhar, o desenho aliviava de algum jeito os traumas que eu sentia”.
Continua Amélia: __ “Eu desenhava escondido (...). Não queria que ninguém soubesse, porque tudo era motivo pra chacotas. Até que um colega descobriu e mostrou para a turma da escola, e pra minha surpresa eles gostaram.. Aos 13 anos de idade minha mãe me colocou em um curso de bordado três anos depois comecei a fazer crochê, aprendi sozinha, quando minha mãe descobriu, ela m colocou em curso de crochê (...). Dois anos depois comecei a fazer bijuterias, criava e recriava as peças, no mesmo curso aprendi a fazer biscuit, um ano depois voltei a me dedicar aos desenhos e nunca mais parei comecei a tomar gosto pela pintura, hoje faço pinturas em roupas, bolsas, brincos, parede”.
Percebe-se nesta artista grande talento ao observarmos sua obra: A pintura em tela- Dama da Noite- na técnica tinta acrílica brilhante e tinta a óleo- 60 x 50 cm, é possível sentir todo seu amor a arte de fazer arte, a artista capta a beleza negra de forma muito sensível e original no belo retrato de uma mulher negra com lenço na cabeça envolta em um universo de cores quentes e frias aplicadas de forma harmoniosa e elegante.
Em sua obra: Onça Pintada antevê-se uma provocação e uma ambigüidade por se tratar de uma pintura que representa uma onça pintada, uma tela magistral que pertence ao acervo do Dr. O.C Karlinhos Zambê, trabalho executado nos ditames do realismo artístico.
Amélia Xavier é uma Artista contemporânea dada à versatilidade com que lida com os suportes, técnicas e materiais artísticos: Telas, papel, paredes, camisas, bijuterias, esculturas em Bisqui e em papel, crochê. Além do uso de tintas como o tradicional óleo e a tinta acrílica para artesanato.
Ed Carlos Alves de Santana
Artista Plástico e Mestre em Artes Visuais pela EBA-UFBA
Mín. 19° Máx. 27°