Ter a história de um personagem registrado para a posteridade, bem como o retrato das belezas naturais, do povo e da convivência do personagem principal do livro com muita gente de Subaúma, atraiu dezenas de pessoas para o lançamento do livro Além do Farol, do jornalista e escritor Vanderley Soares.
A receptividade ao livro Além do Farol, baseado na vida de um morador que viveu durante 30 anos na praia, logo após o farol de Subaúma, gerou muita curiosidade. “É a primeira vez que um evento desse tipo acontece em Subaúma e isso aqui deveria ser rotina, com um calendário de eventos forte, atraindo escritores e leitores de todo o Brasil, a exemplo do que acontece em Paraty, no Rio, Cachoeira, na Bahia e em tantos outros lugares do mundo”, disse Geudy Brandão, advogado e um amante do lugar.
O evento foi prestigiado pela comunidade, que lotou o restaurante Camarote, um local aprazível, de frente para o mar e para a praça Senhor do Bomfim, local muito frequentado por todos e pelo personagem principal do livro, que já não está mais entre nós.
Professores e diretores da Escola José Carlos levaram cerca de 40 alunos para um bate-papo com o escritor, que fez uma breve palestra sobre o conteúdo da obra, sua concepção e sua importância para Subaúma e sua comunidade.
Bastante emocionada, dona Marise, personagem do livro e que era amiga do personagem e lhe ajudou bastante, também esteve no evento e recebeu seu livro autografado. Bastante feliz, dona Marise agradeceu.
Outra figura que não passou em branco foi Tob. Cachorro caramelo, um dos mais queridos da cidade, Tob acompanhou o escritor durante todo o dia e terminou parando no local do evento. No livro, que conta a trajetória do personagem nos últimos 30 anos em que morou na praia, Tob aparece nos últimos capítulos, mas seu triavô aparece logo nas primeiras linhas, mas morre alguns anos depois.
O prefeito do município de Entre Rios, Manoelito Junior, o vice-prefeito Mascarenhas e o secretário de Turismo, Jofre, foram convidados, mas não compareceram ao evento, nem mandaram representantes. Pela alegria dos presentes, não fizeram falta, mas lamentaram que num evento tão importante como aquele a Prefeitura não esteja representada.
“Devem vir quando tiver uma festa de bundalelê”, disse um convidado.
Mín. 18° Máx. 28°