Sábado, 23 de Outubro de 2021
(75) 99971-5405
ALAGOINHAS Coluna de Vanderley

Boca de Brasa está de volta cuspindo fogo e arrotando brasa

Coluna traz comentários sobre a vida política de Alagoinhas

14/10/2021 15h18 Atualizada há 6 dias
276
Por: Redação Fonte: Vanderley Soares
Boca de Brasa está de volta cuspindo fogo e arrotando brasa

Boca de Brasa

 

A coluna Boca de Brasa, depois de um ano e meio de recesso, está de volta, cuspindo fogo e apimentando a política local.

O puxadinho

O Governo do Estado não consegue concluir em quase dois anos uma obrinha no Hospital Dantas Bião, o famoso puxadinho. Deve ser inaugurado no ano que vem, período eleitoral, com toda pompa e circunstância. Já tenho até a frase para a placa: “Aqui jaz um monumento erguido com o dinheiro do povo, feito para o povo se salvar depois da pandemia, quando milhares de pessoas tentaram se salvar e não conseguiram. Viva a Bahia”. Nem vou usar frases de Otávio Mangabeira.

 

Tacada de mestre

 

O vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Roberto Torres, declarou apoio ao grupo de ACM Neto, já antecipando seu partido, o Republicanos, que deve continuar na base. Torres arrasta consigo alguns vereadores que são da base do prefeito Joaquim Neto, que já contabilizava esses votos em sua caderneta pró Ludimilla. Um golpe de mestre, que reacende a política local, tão polarizada e chata e também recoloca Roberto Torres no cenário, tão apaga pós eleição e da briga interna pra ficar com a Sesep.

 

Tacada de mestre II

 

Porém, toda tacada tem seus efeitos colaterais. Deve vir chumbo grosso na caneta do prefeito via Diário Oficial, promovendo exonerações dos rebelados. E entram os novos aliados, em período de campanha, apenas para ratificar seu empenho na campanha. Trabalhar, se tiver tempo.

 

E sobre trabalho

 

O prefeito Joaquim Neto come e dorme pensando em eleição, como se tivesse, ele mesmo, numa campanha eleitoral. Quer a todo custo eleger a esposa deputada estadual, mesmo sendo uma neófita na política, nunca ter assumido cargo público eleitoral, nem presidente de Condomínio.

 

E sobre trabalho II

 

Enquanto o prefeito vive campanha eleitoral 24 horas por dia, a cidade de Alagoinhas está uma vergonha. Faz pena para motoristas, taxistas e motociclistas gastarem tanto com oficina. Enquanto isso, a arrecadação passa de um milhão de reais/dia e ninguém sabe como esse recurso é aplicado na cidade. E os R$ 50 milhões pleiteados por ele à Câmara Municipal deve minguar. A cidade está preparando uma grande manifestação e garantiu publicar o nome de todos os vereadores que aprovarem tal medida.

 

E sobre o trabalho IV

 

Em entrevista à Rádio 93 FM, o deputado federal Paulo Azi, (União Brasil), falou que muitas obras inauguradas pelo prefeito Joaquim e muitas que estão em andamento como a Praça dos Esportes, na Luis Viana, são de emendas dele, do deputado falecido Irmão Lázaro e de tantos outros, menos com recursos próprios, mesmo tendo uma arrecadação surpreendente, apesar do período pandêmico.

 

Sobre a comunicação

 

O secretário de comunicação da prefeitura de Alagoinhas, jornalista Maurílio Fontes, deve está em fase final de lua de mel com a administração. Sem recursos para gerir campanhas, com emissoras de TVs pedindo fábulas pra falar bem da administração, sua fase budista parece estar com dias contados.

 

Sobre a comunicação II

 

A despeito de ser um profissional competente e capaz de gerir, Maurílio Fontes não vai se contentar apenas em assinar e autorizar veiculação de boletins de obras que não existem. Por enquanto, seu papel é de um mero gestor de pessoas e pequenas ações. Nada foi feito de novo na Secom senão assinar papel e AVs. O site da Secom é velho e ultrapassado. As autarquias não respondem às demandas sociais. A comunicação interna é uma negação.

 

Sobre a comunicação III

 

A comunicação é bem maior do que assinar boletins, e Maurílio sabe disso. Se sua bílis suportar, terá pouco mais de três anos para digerir uma administração fadada ao fracasso. Sua comunicação será um mero ato administrativo, bem longe de sua capacidade. E ele bem que tem tentado fazer alguma coisa diferente, mas não lhe dão espaço, quer dizer, condições.

 

Sobre a comunicação IV

 

Além disso, Maurílio tem que conviver com figuras que foram destaques negativos em seu blog. Caboré, Bigu,  Ailton Borges, sem falar nas alfinetadas via Maracangalha, onde personagem importante na política figura como espectador de suas ações, mas gasta milhões numa eleição. Nos eventos públicos é notório como o secretário fica escanteado, temendo ter que apertar a mão de seus ex-desafetos.

 

Emprego zero

 

O prefeito Joaquim Neto parece ter se desligado do secretário Bruno Fagundes. Não se ouve falar em geração de empregos, novas empresas, novas indústrias. E a falta de um deputado federal ligado ao gestor contribui para isso. Enquanto isso, os deputados estaduais e federais de Feira de Santana estão rindo à toa. Todo dia uma indústria nova, centenas de empresas e um volume de obras públicas espantoso.

 

O próximo da lista

 

Quem está crescendo e deve formar um bom grupo na cidade é o presidente da Câmara Municipal, vereador Cleto da Banana. Elogiado até pela oposição, mesmo tendo antecipado a eleição da Mesa Diretora, Cleto vem subindo no conceito público e já vislumbra um futuro promissor. Simples, dedicado e administrador arrojado, vem fazendo na Câmara Municipal o que muitos não fizeram. Não tem cargo fantasma, tem trabalho. Banana será um prato indigesto para o prefeito Joaquim. Por enquanto, Cleto cumpre sua função de forma elegante e de acordo com o que preceitua o cargo.

 

Eleição à vista

 

O deputado Paulo Azi (União Brasil) vai fazer dobradinha com Paulo Cezar (sem partido), mais uma vez. A cidade de Alagoinhas nunca ficou sem representante na Assembleia Legislativa, o que é ruim para a atração de demandas governamentais. Paulo Cezar já foi deputado por duas legislaturas, conhece o caminho das pedras e tem tudo pra ajudar a cidade a se reerguer.

 

Até a próxima Boca de Brasa, já no forno.

 

Vanderley Soares

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Alagoinhas - BA
Alagoinhas - BA
Atualizado às 05h20 - Fonte: Climatempo
19°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 27°

19° Sensação
7.6 km/h Vento
96.3% Umidade do ar
60% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol e Chuva
Segunda (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias