Na obra plástica de Ronaldo Dededo, Artista Plástico autodidata de Alagoinhas há um universo povoado por linhas, cores, formas, volumes e texturas com destino a um lugar infinito localizado no imaginário-criador do artista-escultor, que prevê a existência de mundos ocultos, sendo estes, desbravados por seu cinzel de escultor.
Dededo em sua arte escultórica inventa, une e agrega coisas na superfície da madeira da composição em que esculpe.
Tentando ao que parece curas para si e para a humanidade por meio dos diálogos plásticos de sua alma plástica.
Ele flerta com elementos que transmitam por entre os sonho e a razão, Ronaldo Dededo é um artista que traça diálogos com as diversas civilizações e culturas históricas, sejam elas locais, pré- históricas e/ou internacionais.
Ele não condição de Mestre-Escultor tem a licença poética dos escritores possibilitando evocar e comungar com outras terras, as fazendo dialogarem entre si em sua plástica artística.
Dededo por meio de suas criações plásticas enigmáticas e de cunho ancestral viaja por sobre Nazca, no Peru, em linhas áreas e labirínticas as gravando na superfície de sua obra em madeira,
Vai de forma inconsciente para o Egito embevecido na mística plástica daquele sábio povo milenar .
Volta em um salto de imaginação para a América do Sul e infiltra-se na cultura pré Colombiana,
Dededo é um escultor e arqueólogo Visual da alma.
Existe alguma Estela comemorativa , ou alguma Pedra de Roseta que decifre a obra de Dededo?
Ele capta os simbolismos cristãos em silhuetas escultóricas de peixes e em perfis humanos estilizados de Cristo.
Em toda sua obra há uma geometria sagrada que o guia por assim dizer em um Barroco de nível pessoal que abrange seu fazer plástico em sua totalidade artístico-escultórica múltipla
Sua escultura ora é ancestral, ora é Suprematista , ora se faz Concreta, ora é Neo-concreta ,em outros momentos se mostra Abstrata, semi-abstrata e descamba no Surreal. Tudo isto faz dele um artista de altíssima originalidade.
Ed Carlos Alves de Santana - Natural de Alagoinhas-Ba. É Doutorando Em Crítica Cultural na Linha 1: Literatura, Produção Cultural em Modos de Vida do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Mín. 18° Máx. 23°