No dia 13 de Junho último, durante encerramento da Trezena de Santo Antônio, na Igreja Matriz de Alagoinhas, o bispo Dom Francisco Vidal apelou aos empresários e comerciantes para que não abram suas portas no próximo dia 19, quinta-feira próxima, data em que a comunidade cristã comemora o feriado de Corpus Cristi.
“O feriado de Corpus Christi, que em latim significa "Corpo de Cristo", é uma solenidade da Igreja Católica que celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, simbolizada pelo pão e vinho consagrados durante a missa. É uma data móvel, celebrada 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira”.
O comércio de Alagoinhas, através da Força Empresarial, divulgou uma nota oficial dando ciência aos consumidores de que o comércio abrirá suas portas das 8 às 14h e, pelo trabalho no feriado, cada comerciário receberá o valor de R$ 88 em espécie.
Marcos Barreto, presidente da CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas de Alagoinhas, avalia que o 19 de junho é um data onde o comércio está aberto em todos os municípios da Bahia, representando um volume de vendas importante em função dos festejos juninos.
O dia de Corpus Cristi é feriado local desde 2023, mas não há acordo celebrado em convenção trabalhista entre os sindicatos dos trabalhadores e dos comerciantes para legitimar a abertura do comércio ou seu fechamento. Marcos avalia que a abertura é importante para o comércio, para a arrecadação local e para evitar que compradores da cidade migrem para outros municípios, justamente numa das datas de grande movimentação de venda.
Pelo informativo do Sicomércio, o mesmo acordo vale para as cidades de Acajutiba, Araçás, Aramari, Aporá, Cardeal da Silva, Catu, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Ouriçangas, Conde, Entre Rios, Olindina, Pojuca, Sátiro Dias, Pedrão, Terra Nova e Teodoro Sampaio, conforme CLÁUSULA 22ª da CCT vigente. (cláusula 22ª da CCT/2025).
A nota diz também que a abertura do comércio aos feriados, em especial no dia 19/06/2025 (Corpus Christi), por ser uma data bem próxima ao São João (24/06/2025) que é a grande festa regional que impulsiona as vendas de produtos e serviços, promove e aumenta a atividade comercial em Alagoinhas e região, o que colabora sobremaneira para o crescimento econômico da região, fomentando a produção de renda e oferta de novos empregos, fortalecendo assim a economia local.
Vanderley Soares
Mín. 18° Máx. 23°