Depois de enfrentar falta de água e de energia elétrica por vários dias entre o Natal e os primeiros dias de 2025, moradores e veranistas estão enfrentando outro problema recorrente no balneário, o excesso de lixo espalhado pelo local.
Moradores enviaram fotos e vídeos de vários lugares onde o acúmulo de lixo tem gerado uma infestação de moscas verdes, ratos e baratas, transformando um dos lugares mais bonitos do litoral Norte em um local abandonado, feito e sujo.
No final do ano e nos primeiros dias de 2025, moradores e veranistas enfrentaram dias seguidos de falta de fornecimento de água e energia. É sabido de todos que Subaúma tem uma população flutuante de veranistas, principalmente de Catu, Alagoinhas, Feira de Santana e Pojuca muito grande.
A população é em torno de 4 mil moradores, mas na alta estação essa população quase triplica, beirando às 12 mil pessoas. Com o fluxo de pessoas lotando casas, pousadas, hotéis e se juntando aos moradores, o consumo de água e energia elétrica aumenta de forma substancial.
Ainda no final do ano passado, Coelba e Embasa fizeram uma varredura nas casas e cortaram centenas de ligações clandestinas das duas empresas. Mesmo assim, o consumo é alto e o fornecimento ainda é aquém da necessidade, principalmente na alta estação.
Ainda sobre o excesso de lixo e entulho nas portas das casas, moradores acreditam que até o dia da festa do padroeiro de Subauma a prefeitura deve se movimentar para promover a limpeza do local.
Milhares de pessoas são aguardadas nos festejos, numa das festas mais tradicionais do litoral norte da Bahia.
Vanderley Soares
Mín. 21° Máx. 31°