Mais de 400 professores da rede pública se reúnem para planejar a 2ª unidade de práticas pedagógicas do município

A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), realizou, nesta quinta-feira (17), um encontro que reuniu mais de 400 professores da rede pública em 11 salas do Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA) para planejar a 2ª unidade de práticas pedagógicas do município.

De acordo com a coordenadora pedagógica da SEDUC, Keite Lima, os profissionais foram divididos por ano de ensino e discutiram dinâmicas educativas, métodos de ensino, conteúdo didático, ações institucionais e rotina de trabalho. “Professores de mais de 80 unidades escolares se encontram, socializam suas experiências, suas atividades, os êxitos, e pensam juntos a prática pedagógica”, destacou.

Segundo ela, o planejamento é fundamental para que o professor garanta, aos alunos, uma aprendizagem significativa. “Planejar evita o improviso em sala de aula, que compromete a aprendizagem”, afirmou.

O encontro desta quinta-feira faz parte de um quadro do calendário previsto que tem como eixo o tema “Educação: laços, afetos & aprendizagens” e subdivide, em 4 unidades, o planejamento nucleado de ações da secretaria. A primeira delas foi realizada em 21 de março e, agora, em maio, reúne professores dos ciclos I e II para desenvolver o planejamento em torno do segmento “Laços de confiança: superando desafios na convivência”.

A SEDUC informou que a intenção é trabalhar, na rede de ensino, a educação associada à afetividade e, segundo a coordenadora pedagógica da pasta, também está entre as metas estabelecer os pontos fundamentais de trabalho que devem nortear o conteúdo oferecido em sala de aula. “A prioridade é garantir não apenas que os estudantes desenvolvam as competências e habilidades do ano em que estão inseridos, mas possibilitar o desenvolvimento pleno do indivíduo enquanto cidadão para que a gente possa, junto com a sociedade, tornar esse indivíduo consciente dos seus direitos, dos seus deveres, da sua responsabilidade social, da sua responsabilidade com o meio ambiente, porque a aprendizagem não é apenas cognitiva. Aprendizagem não é só ler e escrever. Aprendizagem vai para além disso”, explicou Keite Lima.

O próximo encontro do planejamento nucleado está previsto para o dia 25 de julho, quando a discussão deve se concentrar em torno do respeito à diversidade.

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