Prefeitura realiza campanha de prevenção ao câncer de boca

A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), encerra amanhã mais uma campanha de prevenção. É que, desde a última segunda-feira (7), as unidades de saúde do município têm disponibilizado avaliações bucais e peribucais, como parte das ações de alerta sobre fatores de risco relacionados ao câncer de boca.

De acordo com a SESAU, a atividade foi inspirada em iniciativas de outras regiões do país, como o sul e do sudeste, onde a campanha contra o câncer de boca acontece concomitantemente à campanha de vacinação.

O objetivo, segundo a equipe de saúde, é aumentar os índices de diagnóstico precoce e difundir a importância de realização periódica do autoexame.

Só em Alagoinhas, os dados da Secretaria apontam que, no período de 2015 a 2018, dos 395 óbitos de câncer registrados, 15 estiveram relacionados ao câncer de boca. Na Bahia, os valores estimados da doença revelam que o câncer de boca é o 8º mais frequente entre os tipos detectados, superando a média nacional.

Para a SESAU, o foco da campanha está justamente em oferecer atendimentos e esclarecer a população quanto à necessidade de reduzir os fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer através de orientações sobre a importância do autoexame de boca periódico, já que a doença é assintomática nas fases iniciais.

O secretário de saúde Moacir Lira informou que a iniciativa segue até amanhã, quando também será realizada uma ação de outra campanha: o “Dia D” da vacinação contra a gripe, iniciada no dia 23 de abril.

A campanha da Influenza 2018 deve imunizar cerca de 34 mil pessoas em Alagoinhas até o dia 1 de junho e a SESAU informou que a imunização, que faz parte do programa nacional, disponibiliza doses nos sítios de vacinação e nas unidades de saúde do município.

Fonte: SECOM PMA

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *