Feira Cidadã leva serviços de saúde ao município de Catu

O município de Catu, na região nordeste do estado, receberá uma grande feira de saúde e cidadania promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), esta semana. A Feira Cidadã será realizada na próxima quinta-feira (12), das 8h às 17h, no Centro Administrativo de Catu. Idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente da VSBA, Aline Peixoto, o evento tem a meta de atender mais de cinco mil pessoas, reunindo ações nas áreas de saúde e bem-estar, além de serviços nas áreas de odontologia, oftalmologia, ginecologia, entre outros.

A população vai poder fazer avaliação odontológica e oftalmológica. As Voluntárias Sociais também irão disponibilizar armações de óculos para as pessoas que apresentarem, durante o exame oftalmológico, a necessidade do uso de lentes corretivas, bem como cirurgias de catarata, para idosos diagnosticados com a doença.

Na área de procedimentos médicos, serão oferecidos exames de mamografia; ultrassonografia (mama, abdômen total, tireoide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles); e ginecologia/preventivo. A população terá a possibilidade de aferir a pressão arterial, fazer a medição do índice glicêmico e obter orientação nutricional.

Os interessados em realizar procedimentos médicos passarão por uma triagem para encaminhamento dos exames que serão realizados ao longo do dia. Nos casos em que for necessária uma complementação, ocorrerá o agendamento de procedimentos para a realização posterior em unidades de saúde da cidade.

Confira a lista completa de serviços oferecidos:

– Atendimento odontológico (extração, restauração, canal e limpeza, orientação de escovação dentária com distribuição de kits)
– Atendimento ginecológico e orientação sobre a saúde da mulher
– Mamografia
– Ultrassonografia (mama, abdômen total, tireoide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles)
– Eletrocardiograma (ECG)
– Raio-x de tórax
– Consultas com médicos (clínico Geral)
– Atendimento oftalmológico para crianças e adultos (com distribuição de óculos para quem tiver necessidade corretiva) e pacientes acima de 60 anos (com agendamento de cirurgia de catarata para quem tiver indicação cirúrgica)
– Aferição da pressão arterial
– Medição da glicemia
– Orientação nutricional
– Espaço Brinquedoteca (atividades lúdicas e recreativas para a criançada)

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *