Curso presencial do SEI Bahia já formou dois mil servidores

A Secretaria de Administração do Estado (Saeb) está intensificando o processo de capacitação de servidores no SEI Bahia, o sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo Até agora, dois mil servidores de 31 órgãos estaduais já participaram dos cursos presenciais para utilização do novo sistema, que irá eliminar o uso do papel como suporte físico para documentos e processos no Estado. Além disso, os usuários têm a sua disposição duas opções de treinamento a distância: o SEI USAR!, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), sem limite de vagas, e o curso da Saeb, com oferta de 1.000 vagas por mês.

No caso dos cursos presenciais – que têm carga horária de oito horas – as aulas vêm ocorrendo, de forma ininterrupta, praticamente todos os dias da semana no laboratório da SRL, na Governadoria, e na Universidade Corporativa do Servidor Público da Secretaria da Fazenda (UCS-Sefaz). A analista de processos Simone Velame, da Saeb, não sentiu dificuldades durante a capacitação. “O sistema é auto-explicativo, com interface amigável e o instrutor também foi muito prestativo, respeitando o tempo de aprendizado de cada um”, conta.

A demanda de novos alunos tem sido crescente. De janeiro a março deste ano, foram treinados 652 funcionários públicos. O número corresponde a quase 50% do total registrado no ano passado, quando 1341 pessoas se capacitaram. “Para atender a necessidade dos órgãos, nós ampliamos o número de instrutores: hoje são 20 profissionais à frente das aulas, em 2017, eram seis”, conta Carmen Carvalho, da Coordenação de Gestão de Sistemas Administrativos da Superintendência de Recursos Logísticos (SRL) da Saeb. A ampliação foi viabilizada com a realização em janeiro de um treinamento específico para instrutores.

Para participar do curso presencial, é preciso fazer a inscrição junto ao administrador local do SEI Bahia, lotado no órgão ao qual o servidor interessado é vinculado. É o administrador quem encaminha a demanda de novas turmas para a Saeb. Para consultar a lista dos administradores locais, basta acessar o Portal SEI Bahia.

EAD

Já para os usuários que moram no interior ou não tem disponibilidade de se ausentar do ambiente de trabalho, uma alternativa interessante são as aulas na modalidade a distância. Promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o curso virtual SEI! USAR está disponível continuamente e de forma gratuita no portal único das escolas de governo. Neste caso, não há limite de vagas.

Além disso, desde o último mês de março, a Saeb passou a oferecer um treinamento próprio na modalidade EAD. Com carga horária de 20 horas e oferta de 1.000 vagas por mês, o curso foi concebido pela equipe do SEI Bahia em parceria com a área de capacitação da Saeb, com base em uma iniciativa desenvolvido pela Sefaz. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo usuário por meio do Portal do Servidor.

Vale ressaltar ainda que a Bahia é o primeiro estado do país a adotar o SEI, um software criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Até o momento, já foram realizadas três ondas de implantação do projeto, com mais de 12.700 processos abertos no sistema. A cada onda, novos tipos de processo passam a tramitar exclusivamente em meio eletrônico. A próxima etapa está prevista para o dia 17 de abril, contemplando mais 21 tipos de processos.

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

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