Estudantes desenvolvem projeto que alia meio ambiente e valorização do patrimônio escola

Os estudantes do Colégio Estadual Renan Baleeiro, localizado no bairro de Águas Claras, em Salvador, estão desenvolvendo um projeto denominado ‘Minha escola é uma limpeza’, que alia práticas de conservação do meio ambiente e de valorização do patrimônio escolar. A atividade envolve toda a comunidade escolar em ações pedagógicas que embelezam a escola, tornam o ambiente mais agradável e acolhedor, além de promover o pertencimento da escola como um bem público e patrimônio de todos.
Nesta terceira edição, os estudantes montam um jardim na entrada do colégio com pneus coloridos, que servirá de área de convivência da comunidade escolar. Com a participação de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, nos três turnos, a atividade prática foi iniciada na quinta-feira (5) e tem adesão total dos alunos na limpeza da área externa da escola e na pintura dos pneus com tinta óleo de diversas cores.
“O lugar onde a gente estuda é a nossa segunda casa. É aqui que passamos a maior parte do nosso dia. Então, temos que cuidar dele para que seja um ambiente agradável, bonito e de bom convívio”, afirma João Vitor Conceição, 15 anos, aluno do 1º ano, membro do Colegiado Escolar e integrante do Grupo Amigos da Escola.
A professora responsável pela ação pedagógica, Cris Ellen Miller, explica as etapas do projeto. “Fizemos uma ação educativa com moradores do entorno para mostrar que o lixo precisa ter uma destinação correta e que se descartado inadequadamente prejudica a saúde e o bem-estar de todos. Em sala de aula, trabalhamos temas como tratamento do resíduo sólido, energia limpa e suja, construção de hortas ecológicas, cuidado com o patrimônio público e utilização dos 3 Rs da Sustentabilidade [Redução, Reutilização e Reciclagem], que serão apresentados na culminância do projeto, no dia 4 de maio”.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado
Foto: Claudionor Junior/Educação

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *