Núcleo de Robótica de Canudos forma primeira turma em robótica livre

Primeiro laboratório de robótica a ser instalado no interior e no sertão da Bahia, o Núcleo de Robótica de Canudos forma sua primeira turma no curso de iniciação à robótica livre. A cerimônia de formatura aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), no Campus Avançado da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com a presença do governador Rui Costa, de autoridades e políticos da região.

O chefe de gabinete da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Rodrigo Hita, que representou o secretário José Vivaldo Mendonça, acompanhou a entrega dos certificados para cerca de 30 alunos que adquiriram conhecimentos teóricos e práticos acerca das novas tecnologias, programação e a prática de robótica.

Rodrigo Hita levou a mensagem do secretário de luta e resistência do povo neste ato importante para o futuro do sertão baiano, e ressaltou que esta formatura é o reconhecimento da democratização do acesso à tecnologia. “É o resultado do investimento que se concretiza em oportunidades através da inclusão socioprodutiva e de alta tecnologia”, disse Hita, que agradeceu o empenho do diretor do campus da Uneb/Canudos, professor Luiz Paulo Neiva.

Para um dos monitores, o jovem Vinícius Melo, que trabalhou junto aos demais no laboratório, o espaço dá oportunidades para os canudenses se desenvolverem. “Estes jovens são interessados, e agora têm condições de crescer e de mudar a estrutura da máquina da desigualdade. Assim como mudou a minha vida e vai modificar a vida destes jovens, quero que o Núcleo de Robótica de Canudos continue ajudando as pessoas que têm vontade de aprender”, disse.

O Núcleo

O Núcleo de Robótica de Canudos foi inaugurado no dia 5 de outubro de 2017, em comemoração aos 120 anos da Guerra de Canudos, viabilizado pela parceria entre Governo do Estado, através da Secti e da Uneb, Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Instituto Campus Party. A proposta é ter um espaço para as primeiras noções de programação e prática de robótica que fomente a inclusão sociodigital, visando o desenvolvimento econômico e social de uma região marcada pela seca. A empresa baiana USE Telecom foi responsável por levar internet em alta velocidade ao sertão da Bahia.

Fonte: Ascom/Secti

 Foto: Camila Souza / GOVBA

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *