Programa de Formação e Aperfeiçoamento da GCM oferece acompanhamento psicológico para agentes

Os agentes da Guarda Civil Municipal de Alagoinhas (GCM), por meio de Decreto Municipal nº 4.716/2017 receberão acompanhamento psicológico. O projeto faz parte do Programa de Formação e Aperfeiçoamento da GCM, nele os agentes serão acompanhados psicologicamente por uma equipe de estudantes de psicologia, em parceria com a Faculdade Santíssimo Sacramento. Os alunos serão supervisionados pela psicóloga e agente da GCM, Renata Fortaleza.

“Esse trabalho também conta a com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), ou seja, estamos muito preocupados com a saúde mental dos funcionários no sentido de garantir que os profissionais tenham condições emocionais de lidar com os sinistros e com a população durante as ações, dando segurança e qualidade ao atendimento. Principalmente pelo fato de porte de armas letais e não letais, é necessário bastante responsabilidade”, explica Renata Fortaleza.

Conforme Decreto Municipal os agentes precisam apresentar capacitação técnica e aptidão psicológica para manuseio de armas de fogo, de acordo com exigências do art. 36 do Decreto Federal 5.123/04, cumulado com o art. 6º, IV, da Lei Federal 10.826/2003. O mesmo para manuseio de armas não letais e utilização de técnicas de defesa pessoal. Desde modo o acompanhamento pode ser supervisionado por um profissional psicólogo dentro do quadro da GCM, como é o caso.

Assim os agentes participarão de dinâmicas de grupo e outras técnicas, além do acompanhamento ao Grupamento Móvel, promovendo um trabalho continuado de fortalecimento das relações interpessoais.

Fonte: SECOM PMA

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *