Estudantes do Centro Juvenil representam rede estadual em torneio regional de Robótica

Dez estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, unidade da rede estadual de ensino, com sede no Colégio Estadual da Bahia (Central), no bairro de Nazaré, irão disputar a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League. O torneio será realizado na próxima sexta-feira (23) e no sábado (24), no Sesi Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro, sob o tema ‘Hidrodinâmica’. A competição é parte do programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com a ciência e a tecnologia e adquiram habilidades importantes ligadas ao trabalho e ao seu cotidiano.
Se o grupo do CJCC for classificado, participará, em março, no Paraná, da etapa nacional, que credenciará os vencedores para a participação em torneios realizados em diferentes países, a exemplo dos Estados Unidos, Austrália e Dinamarca. Iago Oliveira, 16 anos, aluno do 2º ano do Colégio Central, é um dos participantes. Ele comenta que o grupo treinou “intensamente nas férias, pela manhã e pela tarde para aperfeiçoar o nosso robô, para que possamos realizar as missões determinadas pelo torneio. Ficamos projetando, construindo, testando e jogando. Esperamos que a nossa participação seja sensacional para que possamos passar para a etapa nacional”.
Laimane Varjão, 18, 3º ano também do Colégio Central, fala com entusiasmo sobre a participação na etapa regional do torneio. “São muitos desafios que teremos pela frente, mas minha expectativa é de que, este ano, a gente avance e chegue além na disputa de um evento deste nível de importância”. Ela destaca que, durante a competição, será apresentado um projeto de pesquisa que busca reaproveitar a água que fica na pia, como parte de um dos quesitos da prova.
“Esperamos nos classificar e participar da etapa nacional no Paraná e quem sabe representar a Bahia em algum torneio em outros países”, reforça o professor de Robótica, Elton Barreto.
Torneio de Robótica 
Criado em 1998, pela empresa First, em parceria com o Grupo Lego, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. A equipe Robograma, do CJCC de Salvador, está finalizando os últimos detalhes para a apresentação, que vai contar com um robô Lego e um projeto de pesquisa voltada para o tema do torneio.
 
Experiências 
Os estudantes do CJCC fazem cursos e oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados. Os alunos das oficinas de Robótica estão se destacando em diversas competições da área. Em 2017, por exemplo, projetos apresentados pelos estudantes dos CJCC de Salvador, Itabuna e Vitória da Conquista conquistaram premiações nas categorias Programação, Design e Maker, na etapa Regional Bahia da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada durante a Campus Party, em agosto do ano passado, em Salvador.
Já os projetos desenvolvidos pelos estudantes do CJCC de Vitória da Conquista – Robótica Educacional e Choices – receberam Menção Honrosa na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em julho de 2017, em Belo Horizonte, ficando entre os 12 que receberam a honraria em todo o país.
 
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *