Policiais militares da Ronda Maria da Penha farão intercâmbio em Londres

Três policiais da Operação Ronda Maria da Penha da Polícia Militar da Bahia viajam neste sábado (17) para a capital da Inglaterra, com o objetivo de trocarem experiências e socializarem com a Polícia Metropolitana de Londres, práticas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher.

O intercâmbio, que é resultado de uma parceria entre a Embaixada Britânica com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e o Governo do Estado, é destinado a policiais envolvidos em iniciativas de enfrentamento à violência contra as mulheres no Brasil que foram reconhecidas em 2017 com o selo do FBSP, em parceria com o Instituto Avon. Em 2017, a Ronda Maria da Penha ganhou o Selo Boas Práticas FBSP, em São Paulo, com o projeto Ronda para Homens, uma ação preventiva voltada para a conscientização do público masculino (civis e militares) sobre todos os tipos de violência contra a mulher, que desde 2016 já capacitou 400 homens.

Participam da viagem a comandante da Operação Ronda Maria da Penha, major Denice Santiago; o sargento Djair Moura e o cabo Ademilson Cirqueira, que colocam em prática o projeto Ronda para Homens. “É fascinante essa possibilidade de exportar a atuação da Ronda Maria da Penha no enfrentamento à violência contra a mulher. Faremos palestras para grupos de estudantes com essa linha de pesquisa e aprender como a polícia de Londres trata esse assunto”, destaca a major Denice.

A Polícia Militar da Bahia foi a única PM do país contemplada com o Selo. Outros dois projetos que também participarão do intercâmbio são da polícia Técnica de Mato Grosso e da Polícia Civil do Piauí.

A programação do intercâmbio, que segue até 25 de fevereiro, contará com visitas técnicas à Polícia Metropolitana de Londres, bem como à sua sede a New Scotland Yard, além de organizações não governamentais como a Sexual Assault Referral Centres (SARC), a Child and Woman Abuse Studies Unit (CWASU), entre outras.

Fonte: Ascom/Polícia Militar da Bahia (PMBA)

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *