“Minha prioridade é o acolhimento, a humanização no atendimento”, diz o novo secretário da saúde de Alagoinhas

O psicólogo Moacir Lira quer levar para a Secretaria da Saúde de Alagoinhas (SESAU), cargo em que toma posse após o carnaval, a sua experiência na lida com as pessoas no dia a dia. “O meu principal projeto é o fortalecimento no atendimento à Atenção Básica, especialmente na humanização do setor”, disse ele.

Antes de tomar posse como secretário municipal da saúde, Moacir Lira vai se desvincular da função de coordenador geral do CAPS III Tom Brasil, no Núcleo Regional de Saúde/NE/SESAB, referência técnica em saúde mental e saúde da população negra na Equipe de Atenção Integral à Saúde. As providências legais já foram adotadas e a cessão ao município sem ônus para o Estado deve ser publicada no Diário Oficial nos próximos dias.

Ex-coordenador do CAPS III – Centro de Atenção Psicossocial, Moacir Lira garantiu que vai acompanhar de perto, in loco, o atendimento às pessoas, os avanços e as melhorias na qualidade do atendimento, bem como na melhoria da qualidade do ambiente de trabalho dos servidores, condição sine qua non para o desenvolvimento de sua base.

Segundo o prefeito Joaquim Neto, o currículo e o conhecimento humanitário de Moacir na condução do CAPS de Alagoinhas foram fundamentais na escolha para ocupar o cargo da Sesau.

 

“Tenho dele as melhores informações possíveis e estamos apostando que ele fará um grande trabalho, pois tem capacidade para tal”, disse o prefeito Joaquim Neto.

Com bastante experiência na vida pública, Moacir Lira tem um currículo impecável, com doutorado e mestrado em sua área, conhecimentos que vão facilitar e muito a organização de toda a rede de saúde do município.

“Ainda estou tomando conhecimento da estrutura e dos projetos que estão em execução na Secretaria da Saúde. Aquilo que for bom será mantido e implementado, sempre ouvindo as pessoas, o Conselho Municipal de Saúde e acompanhando diuturnamente o progresso das ações, garantindo uma saúde digna para quem precisa”, disse Moacir.

Profundo defensor das ações dos CAPs, Moacir Lira quer implementar o programa atual, mas vê no CAPs AD uma necessidade imperiosa. “Isso vai fortalecer a rede de atendimento psicossocial em nosso município, atendendo a uma demanda que cresce a cada dia”, disse Moacir.

 

Quem é Moacir Lira

 

Professor Doutor Moacir Lira de Oliveira

 

Psicólogo e Licenciado em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe. Doutor e Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Especialista em Psicoterapia Transpessoal pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Atualmente é Coordenador do Curso de Psicologia, da Especialização em Saúde Mental e professor da Faculdade Santíssimo Sacramento nos cursos de Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação na graduação e na pós-graduação.

Atua nos cursos de Gestão de Pessoas com ênfase em Consultoria, Urgência e Emergência, Psicoterapia Familiar e Conjugal, Saúde Coletiva e Saúde Mental.

É também Coordenador Geral do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS III Tom Brasil em Alagoinhas-Ba.Membro da Equipe de Atenção Integral à Saúde/Saúde Mental e Saúde da População Negra do Núcleo Regional de Saúde-NRS/Nordeste/SESAB.Membro Titular do Conselho Municipal de Saúde de Alagoinhas.

 

Vanderley Soares

Jornalista

 

 

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *