CDA vai usar drones para acelerar ações de regularização fundiária

A Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), adotará o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), popularmente conhecidos como drones, para dar mais celeridade aos processos de regularização fundiária na Bahia. A aquisição dos drones integra o conjunto de estratégias e medidas que estão sendo adotadas para a modernização dos trabalhos desenvolvidos pela CDA.
O coordenador de Ação Fundiária da CDA, Victor Fernandes, explica que estão sendo realizados testes com dois tipos de drones: Multirotor de Asa Rotativa e de Asa Fixa. “Estamos levantando as especificações de drones que sejam mais adequados para a natureza dos trabalhos realizados pela CDA. Após a definição das especificações, iremos iniciar as aquisições”.
Victor acrescenta que “por um período experimental, realizaremos, com estes equipamentos, o levantamento das áreas de beneficiamento dos imóveis que já estão sendo regularizados. E, além disso, será desenvolvida uma metodologia, que será traduzida em normativo técnico, que permitirá o georreferenciamento de imóveis rurais por meio dos drones”.
 
Benefícios
Engenheiro agrimensor da CDA e pesquisador da linha de Informações Espaciais da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Alexandre Aquino da Cunha ressalta a importância do uso do VANT no georreferenciamento, principalmente em áreas de difícil acesso, a exemplo de imóveis rurais.
“Estudos sinalizam que o uso do VANT de Asa Fixa será consolidado para fins de mapeamento. De forma imediata, esta tecnologia realizará a varredura da área que será regularizada e, por meio de uma metodologia que amenize possíveis erros de medição das coordenadas, poderemos obter resultados satisfatórios para o georreferenciamento dos imóveis rurais. Este equipamento nos traz confiabilidade nas informações levantadas, além de agilizar a obtenção de dados em áreas de grande porte em um curto espaço de tempo”, destaca o engenheiro.
Fonte: Ascom/SDR

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *