Secretaria da Segurança Pública promove treinamento para o Carnaval

Os trabalhos para o Carnaval 2018 já começaram. Desta segunda (22) até a próxima sexta-feira (26), o Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria da Segurança Pública (SSP) está ministrando um treinamento para órgãos estaduais, municipais e federais que atuarão no Carnaval. A capacitação reúne cerca de 400 pessoas e tem o intuito de integrar as ações nos dias de festa.
“Esse treinamento é importante para fazer o nivelamento entre as instituições sobre os sistemas que vão ser utilizados e sobre a metodologia de trabalho que vai ser empregada aqui no Centro Integrado de Comando e Controle na SSP”, explica o superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), coronel PM Marcos Oliveira.
Ainda segundo ele, o curso visa promover maior eficiência nas operações de Carnaval. “Procuramos agrupar por áreas temáticas, como segurança pública, trânsito e justiça. O Carnaval tem ação multidisciplinar, um órgão interfere no outro, então precisamos ter uma harmonia para que possamos tratar qualquer incidente em tempo real”, acrescenta.
A coordenadora da Diretoria de Tecnologia da Informação de Comando e Controle da SSP, Manuelle Carvalho, que é a instrutora do curso, conta sobre o novo sistema que será utilizado para o Carnaval. “Esse ano, como inovação, estamos utilizando o Risk Manager, que foi um sistema doado para a SSP na época da Copa das Confederações. Ele consegue fazer com que todos os postos tenham acesso às câmeras da SSP do seu próprio computador, através de um usuário e senha”. Ela comenta ainda que vai ensinar a utilizar o sistema nas aulas.
 
Integração 
A auxiliar de atendimento Meire Ellen de Moura Campos, 35 anos, do Detran, vai trabalhar na área de monitoramento pela primeira vez. “A expectativa é que após o curso eu possa realizar um bom trabalho através da estrutura que a SSP está oferecendo. Acredito que a integração dos órgãos no Carnaval será tranquila”, afirma.
Já o guarda municipal Silvino José Santos Macedo, 39, atua nas festas de Carnaval há nove anos. “Todo ano participo do curso com os policiais militares. O treinamento é importante, pois, aqui temos um conhecimento maior para cumprir melhor nossa missão”.
O sistema atenderá, além dos circuitos oficiais, os carnavais de bairro em Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Plataforma, Pau da Lima, Nordeste, Boca do Rio e palco do rock. Todos integrados em 64 postos nas ruas. A operação começa no dia 1º de fevereiro, na Lavagem de Itapuã, e vai até dia 14, na quarta de cinzas, 24 horas por dia.
Fonte: Ascom/SSP
Foto: Jorge Cordeiro/SSP

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *