Prefeito de Camaçari empossa novos secretários

O ano de 2018 começou com mudanças significativas no Executivo Municipal. O Prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, empossou na tarde desta quarta-feira (03/01), quatro novos secretários. A medida tem o objetivo de dar mais agilidade nas atividades do governo.

Os novos secretários são: Janete Ferreira, que assume a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Simara Ellery, que vai atuar na nova Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Sessé Abreu, escolhido para ocupar a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) e Júnior Borges, que assume a nova Secretaria da Habitação (Sehab).

O prefeito Elinaldo Araújo comentou a mudança no secretariado. “Nós precisamos sempre melhorar, para oferecer o melhor para a nossa população. E com este grupo que confio, faremos um trabalho ainda melhor do que fizemos neste ano que passou”, falou.

A nova secretária da Serin, Simara Ellery, falou sobre os desafios da nova pasta. “Estarei levando a palavra do prefeito em todos os setores que visitarei, dialogando com organizações, associações e sindicatos”, explicou.

O vereador licenciado, Sessé Abreu, falou sobre a responsabilidade de assumir a Sejuv. “Temos que fazer o nosso dever de casa, criando condições para que a juventude não se perca e tenha a oportunidade de praticar um esporte”, disse.

Janete Ferreira, a secretária da Sedes, falou das próximas atividades da pasta. “Precisamos ter uma diálogo maior ainda com a sociedade. Estamos com muitos projetos para após as lavagens que vão ajudar muita gente”, falou.

O também vereador licenciado, Júnior Borges, agora secretário da Habitação, falou sobre novos projetos. “Nós teremos novos projetos da secretaria, além da entrega das casas que deve ser feita ainda neste semestre”, disse.

Conheça um pouco mais sobre os novos secretários:

Perfil novos secretários

Simara Ellery

A nova secretária de Relações Institucionais, Simara Nogueira Ellery, que foi deputada federal pela Bahia (1995-1998) e já foi também ex-primeira-dama do município, é esposa do ex-prefeito de Camaçari Humberto Ellery. A nova secretária tem 74 anos de idade, é natural de Recife (Pernambuco) e possui formação de nível médio, em Magistério. Mãe de cinco filhos, Simara Ellery esteve à frente da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) durante todo o ano de 2017.

No passado, Simara Ellery foi vice-líder do PMDB na Câmara Federal por quatro anos, atuou ainda com membro titular das comissões de Minas e Energia, de Educação e de Desenvolvimento Urbano. Foi presidente da Comissão de Transposição do Rio São Francisco, suplente da Comissão de Constituição e Justiça, membro do Conselho de Ética, tesoureira Mundial da Habitação Popular Federal (México), foi enviada oficial do Governo Brasileiro a Coreia do Norte para tratativas de reabertura das relações diplomáticas e observadora parlamentar na Organização das Nações Unidas (ONU).

Também atuou como presidente da Sociedade Pestalozzi de Camaçari (1983-1985), trabalhou na iniciativa privada em Salvador como sócia e gerente financeira de uma construtora e foi diretora administrativa de uma empresa de consultoria.

Janete Ferreira

A nova Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) Janete Aparecida Araújo e Silva, conhecida popularmente como Janete Ferreira, já foi vereadora em Camaçari (2005-2008). Filha do empresário e do ex-vereador do município (2001-2004) e ex-deputado estadual (2007-2010), Ferreira Ottomar, ela esteve à frente da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) durante todo o ano de 2017.

Natural de Anápolis (Goiás), Janete Ferreira reside em Camaçari há 38 anos. Bacharela em Direito pela faculdade UNIME, além de ter formação técnica em enfermagem e em secretariado, pela Fundação Visconde de Cairu, ela é casada e mãe quatro filhos. Empresária do ramo da construção civil, já atuou como diretora da Fundação Vida, e representante da Comissão Comunitária do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic).

Júnior Borges

O novo secretário de Habitação, vereador Ednaldo Gomes Júnior Borges, apelidado carinhosamente de Júnior Borges, é natural de Paulo Afonso, tem 48 anos e desde os 13 é morador de Camaçari. Formou-se em Química, em nível técnico, no Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas no ano de 1997 e atualmente conclui a sua formação em Direito. É casado, tem dois filhos e reside no bairro Camaçari de Dentro.

Júnior Borges começou sua vida política muito cedo. Aos 14 anos, como líder estudantil, conquistando vários direitos para os jovens estudantes do município. Foi secretário da União Nacional dos Estudantes no Estado da Bahia (UNE) e precursor na criação de uma instituição que objetiva a busca de políticas públicas para a comunidade discente, a Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas e Universitários do Estado da Bahia (AMES), criada em 1996. À frente da UNE, trouxe para Camaçari muitas conquistas, como a meia-passagem para estudantes, a Bolsa Universitária e o Transporte Universitário.

Júnior Borges é criador dos projetos “Tenda do Povo” e “O Legal é Ser Criança”, iniciativas sociais que buscam mediar as demandas da sociedade e também levar alegria para o público infantil carente. No ano de 2012, Júnior Borges foi eleito pela primeira vez vereador, considerado revelação na Câmara Municipal e em 2016 retornou ao Legislativo, conquistando o seu segundo mandato e atuando como Presidente da Comissão de Educação e Assistência Social e como relator da Comissão de Desenvolvimento Econômico e micro empresas.

Sessé Abreu

O novo secretário do Esporte, Lazer e Juventude, o vereador Sebastião Figueiredo Abreu, conhecido popularmente como Sessé Abreu, nasceu no dia 20 de janeiro de 1960, em Salvador. É Técnico em Saneamento e formado em administração de empresas. É casado, pai de quatro filhos e morador da localidade de Parafuso, onde reside há mais de 50 anos.

Sessé Abreu trabalhou como funcionário público na Maternidade Tsylla Balbino, no Pronto Socorro de Camaçari e também como ouvidor do Hospital Geral de Camaçari (HGC). Iniciou sua trajetória política como líder comunitário, atuando nas áreas de esporte e saúde em Parafuso Na área esportiva, foi técnico da Seleção de Camaçari e diretor Técnico do Camaçari Futebol Clube.

Em 2012 foi eleito vereador pela primeira vez pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sendo reeleito no ano de 2016. Durante o primeiro mandato foi membro das Comissões de Saúde, Ciência Tecnologia e Cultura Desporto e Lazer. É criador do “Projeto Resgate”, que tem o objetivo de proporcionar atividades saudáveis para a população de Camaçari e atualmente proporciona capoeira, dança, Fitdance, aeróbica, percussão e encontros para terceira idade nas localidades de Parafuso, Cordoaria, Cajazeiras de Abrantes e nos conjuntos habitacionais Lucaia e Caminho do Mar.

Foto: Thiago Canuto

ASCOM – Prefeitura de Camaçari

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *