Biometria: ações promovidas pelo TRE-BA garantiram a revisão de mais de 3mi de eleitores em 2017

Para alcançar a marca de 3 milhões e cumprir com a meta estabelecida pelo TSE, diversas ações foram realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) ao longo de 2017. As parcerias possibilitaram a ampliação da divulgação do recadastramento biométrico, além da estruturação de um número maior de postos de atendimento para a realização do procedimento.

Desde o mês de março, quando o TRE-BA passou a ser presidido pelo desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, várias parcerias com empresas, instituições, agremiações e gestões municipais foram seladas.

O TRE-BA firmou uma importante parceria com o Governo do Estado da Bahia, que autorizou a instalação de postos nas unidades do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), na Assembleia Legislativa da Bahia, Estação Pirajá do Metrô, Estação Bonocô do Metrô, Secretaria da Fazenda e, recentemente, na Estação Ferroviária da Calçada.

A Prefeitura de Salvador também abraçou a campanha, por meio de parceria firmada desde o início do ano, quando – pelo menos – 800 mil eleitores da capital baiana receberam comunicado da Justiça Eleitoral sobre a obrigatoriedade do recadastramento biométrico por meio do boleto de pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Na mensagem, o eleitor foi informado sobre a obrigatoriedade do processo, prazos e documentos necessários.

Do mesmo modo, o Governo do Estado contribuiu para que o comunicado também fosse divulgado nas contas de água e energia, com o apoio da Embasa e Coelba. A parceria foi firmada por meio de termo de cooperação técnica.

Outra importante ajuda da Prefeitura de Salvador foi ceder espaços para a instalação de postos do TRE-BA nas Prefeituras-Bairro. Nove unidades receberam kits para o recadastramento biométrico: Subúrbio-Ilhas, Cidade Baixa, Pau da Lima, Valéria, Itapuã, Cabula, Barra/Pituba, Cajazeiras e Liberdade/São Caetano.

Além do apoio da Prefeitura de Salvador, o TRE-BA firmou uma importante parceria com a Câmara de Vereadores da capital, que também cedeu espaço no Centro de Cultura da Casa (espaço subsolo ao lado da Prefeitura de Salvador), localizado na Praça Thomé de Souza.

O TRE-BA também conseguiu o apoio das duas maiores agremiações de futebol do estado, Bahia e Vitória, que realizaram, em dias de jogos, divulgação do recadastramento biométrico com faixas e exibição de vídeos nos telões da Arena Fonte Nova e Estádio Manoel Barradas.

Os shoppings da capital também abriram espaço para a instalação de postos. O TRE-BA inaugurou pontos de recadastramento biométrico no Shopping da Bahia, Center Lapa, Outlet Center e Paralela.

Além disso, foi feita a fixação de 4 mil cartazes nos ônibus da capital, um apoio garantido pela Integra – Associação das Empresas de Transporte de Salvador. E ainda envio de SMS, convocando os clientes da Vivo, nas cidades em que a operadora de telefonia possui cobertura.

Por último, o TRE-BA firmou uma inédita parceira com a Uber. O acordo garantiu que os eleitores que realizaram o procedimento biométrico na sede do órgão, na 1ªAvenida do Centro Administrativo da Bahia, tivessem até R$15 para viagens de volta para casa, em horário comercial.

Para realizar a ação, a Uber instalou um posto de atendimento na sede do TRE-BA. No local, a empresa disponibilizou uma equipe para distribuir os cupons promocionais e auxiliar os eleitores na hora de usar o código no aplicativo. Para utilizar o benefício, o cidadão precisou apresentar um documento de identificação e o comprovante do recadastramento biométrico, que foi o próprio título de eleitor emitido na mesma data da utilização do cupom.

Interior 

Em uma busca incessante para alcançar todos os eleitores baianos, o presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, realizou diversas viagens pelo interior para assinar termos de parceria e cooperação com as gestões municipais, no intuito de intensificar o recadastramento biométrico dos eleitores que votam nas diversas regiões do estado.

Nos últimos meses, o TRE-BA esteve na estrada, percorreu mais de 10 mil quilômetros e firmou parceria com diversos municípios baianos. Desde março de 2017, as gestões municipais de Antônio Cardoso, Aracatu, Apuarema, Banzaê, Barra do Mendes, Barreiras, Barrocas, Brumado, Cairú, Candiba, Cravolândia, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Heliópolis, Jacobina, Jaguaripe, Jequié, Juazeiro, Ibipeba, Ibirapitanga, Ilhéus, Ipecaetá, Ipirá, Irecê, Itabuna, Itanagra, Itaparica, Lafaiete Coutinho, Mata de São João, Malhadas de Pedras, Manoel Vitorino, Mirangaba, Nazaré, Novo Horizonte, Ourolândia, Pintadas, Presidente Dutra, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Santa Inês Santo Estevão, São Gabriel, Sapeaçu, Seabra, Serrinha, Tucano, Ubatã e Valença, Vera Cruz, Vitória da Conquista e Ubaíra abraçaram a campanha, firmaram acordo e estão intensificando o processo de recadastramento biométrico do eleitorado.

Vídeos e spots 

Ao longo do ano de 2017 foram produzidos quatro vídeos de 30 segundos e um vídeo de 45 segundos, ambos veiculados gratuitamente pelas retransmissoras de TVs do Estado da Bahia. Spots para rádios e carros de som também foram produzidos para todas as cidades em revisão extraordinária.

Fonte: TRE BA

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