Primeira CASAI do DSEI Leste Roraima é entregue à comunidade indígena

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima entregou, em Boa Vista (RR), na última sexta-feira (14⁄12) a primeira Casa de Saúde Indígena (CASAI). O prédio, localizado na capital Boa Vista, tem capacidade para atender até 500 pessoas, com alojamentos, quartos e cozinhas adaptadas às necessidades dos indígenas.

Segundo o diretor de gestão da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Márcio Bonfim, a nova estrutura vai ampliar o atendimento de qualidade aos indígenas da região. “É uma antiga reivindicação dos indígenas da região. Esse investimento do DSEI vai dar apoio aos indígenas que necessitam de cuidados prévios e pós-tratamentos especializados em saúde”, afirmou.

Uma das lideranças indígenas presentes, Júlio Macuxi, destacou a conquista do espaço para a melhoria do atendimento aos povos indígenas da região. “Esse espaço é muito importante para a comunidade. Pois quando você tira um ‘parente’ da sua aldeia para se tratar na cidade e não se tem um espaço adequado, ele pode adoecer ainda mais. A nova CASAI vai melhorar isso, pois respeita a nossa cultura e tem o necessário para o período de tratamento de nossos indígenas, garantindo o retorno pra casa com o mínimo de impacto intercultural”, lembrou.

No novo local, com espaço físico de 3 mil m², os indígenas poderão contar com atendimento médico, de enfermagem, acompanhamento psicológico e ações de assistência social.O DSEI Leste Roraima, com sede em Boa Vista, atende a uma população de 47.549 indígenas, com 14 etnias distintas, vivendo em 310 aldeias. A estrutura do Distrito abrange 10 municípios e somam-se 34 Polos Base e uma CASAI, com uma força de trabalho de mais de 1.120 profissionais.

Fonte: NUCOM SESAI

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *