Esporte transforma: alunos da escola Irene Andrade de Assis disputam 1º Torneio de Xadrez

Fruto de um desejo antigo das professoras Lizandra Lima (educação física), Dênia de Oliveira (professora da sala multifuncional) e do professor de matemática, Messias, o Primeiro Torneio de Xadrez da escola Irene Andrade de Assis aconteceu na manhã desta segunda-feira (4).

Foram dois meses de aprendizado e treinamento para que os alunos chegassem ao nível de competição, “nossa intenção era fomentar o Xadrez na escola, iniciamos com as duas turmas do oitavo ano, devido ao sucesso do projeto com certeza vamos ampliar ano que vem e direcionar para os alunos menores”, explica Lizandra Lima.

Toda a preparação das crianças foi feita pelo professor voluntário de Xadrez, Éder Alves, que ensina para alunos de diversas escolas municipais. “Essa parceria foi fundamental para que o projeto acontecesse. Eu acredito muito no que estamos fazendo aqui, o Xadrez é uma ótima ferramenta de transformação e interação entre os alunos com necessidades especiais e os demais”, afirma Dênia de Oliveira.

Um dos vencedores do primeiro torneio foi Felipe Santos Dias, aluno com necessidade especial. “Quero aprender ainda mais e futuramente fazer parte de uma equipe (de Xadrez) e participar de outras competições. Jogar me ajudou bastante a melhorar minha coordenação motora e meu raciocínio lógico”, conta.

O Torneio foi apoiado pela Secretaria de Cultura Esporte e Turismo (SECET) com premiações para os vencedores e Troféus. “A SECET tem valorizado todo tipo de esporte na cidade e vamos trabalhar para que o Xadrez cresça em Alagoinhas”, diz Arnaldo Garrido, subsecretário da SECET.

CONFIRA A LISTA DE CAMPEÕES:
Campeão Geral: Raldinei
Vice Campeão: Manoel Guilherme
Campeã Feminina: Izamara
Vice Campeã Feminina: Damares
Categorias Diversas: Felipe, Maurício e Ramon

Fonte/Foto: SECOM PMA

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *