Jornal Gazeta comemora 20 anos com palestra, café e entrega de títulos

 

 

O Jornal Gazeta dos Municípios comemora 20 anos de sua criação no próximo sábado, 25, data que marca também a retomada do desenvolvimento de Alagoinhas em 1997, fatos registrados ao longo das 424 edições lançadas desde então.

 

Criado em 25 de novembro de 1997 com o nome Jornal da Cidade, lacuna deixada por um outro jornal recém fechado no município, o nome  Gazeta dos Municípios nasceu em 1998, por sugestão do publicitário Marcelo Oliveira.

 

O nome Gazeta dos Municípios surgiu no momento em que o jornal começava a penetrar suas páginas em outros municípios. Sua circulação em 23 municípios da região de Alagoinhas, quatro da região metropolitana de Salvador e, na capital nas bancas de revistas do centro e distribuição gratuita nas áreas públicas do Centro Administrativo da Bahia, principalmente nas Assembleia Legislativa, secretarias do Estado, UPB e autarquias.

 

O evento de sábado será um café da manhã, no Hotel Absolar, às 7h da manhã, seguido de uma palestra com o jornalista Genildo Lawinscky, profissional com extensa ficha na comunicação baiana, tendo passado por diversos veículos de comunicação.

 

Após a palestra será entregue um título de Personalidade Gazeta às pessoas que ao longo dos últimos 20 anos foram notícias, colaboradores ou articulistas do jornal, evento cuja cerimônia será conduzida por Vanderley Soares, diretor-executivo e Belmiro Deusdete, editor-colunista, que há mais de 10 anos colabora com o periódico.

 

Logo em seguida será feita a apresentação do site de turismo Caminhosdobrasil. Uma equipe de TI e estudantes de TI da Uneb vai apresentar como o site vai funcionar, qual o seu objetivo e de que forma pretende contribuir para o crescimento do turismo interno no Brasil.

 

Quem é Vanderley Soares

 

Vanderley Soares, 53 anos, jornalista/radialista, começou sua carreira na Rádio Excélsior da Bahia em 1986, tendo passado também pelas Rádios Cultura, Bahia, Cruzeiro e Sociedade da Bahia, em Salvador, e Rádio Sociedade de Feira de Santana.

 

Em 1989 começou a fazer assessoria de comunicação, tendo sido o primeiro assessor do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, período em que a sede funcionava em Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador.

 

Também atuou como assessor parlamentar na Câmara Municipal de Salvador, período da presidência de Osório Vilas Boas. Esse trabalho durou de 1990 até 1992.

 

Entre 1989 e 1991 atuou como correspondente das rádios Jornal e, em seguida, Jacarandá, de Eunápolis, extremo sul da Bahia.

 

Chegou em Alagoinhas em 1993, quando passou a gerenciar a Sucursal do Jornal Tribuna da Bahia, ficando na função até dezembro de 1994. Ainda em 1993 assumiu o cargo de assessor de comunicação social da Câmara Municipal de Alagoinhas, permanecendo até fevereiro de 2017, quando assumiu a assessoria de comunicação social do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

 

Também em 1993 foi criador e apresentador do Programa Panorama Regional, na 93 FM, por indicação de Antônio Pena. Esteve ao lado de Ailton Borges e Aloísio Santana até dezembro de 1994.

 

Na área de assessoria de imprensa já atuou como assessor das cidades de Catu e Inhambupe, e prestou serviços de campanha para a Caminho 3 Produções na produção de documentários e material áudio-visual de campanhas políticas de Entre Rios. Conde e Cardeal da Silva.

 

Em 1997 criou o programa Pauta Livre, hoje Digital News, na Digital FM, permanecendo até 1999, quando deixou o programa pra assumir um cargo de assessor de comunicação do então deputado estadual Paulo Cezar Simões, ficando até 2001.

 

Atualmente é diretor-executivo do Jornal Gazeta dos Municípios, Portal Gazeta e agora do site de turismo Caminhsodobrasil.

 

Quem é Belmiro Deusdete

 

Belmiro Deusdete é um dos mais experientes profissionais de imprensa da Bahia, com 56 anos de atuação em rádio, jornal e sistema de som, passando por vários setores desde a locução até à administração.

 

Belmiro já atuou em várias rádios da Bahia, especialmente em Alagoinhas, onde ajudou na formação de muitos dos atuais profissionais da cidade. Já foi colunista do Alagoinhas Jornal, um dos periódicos mais antigos do interior da Bahia, e que resistiu durante muito tempo ao formato composto por tipos, quando os textos e títulos eram articulados por letras até finalizar a sua composição, depois passando por um prensa.

 

Belmiro é colaborador como articulista e editor do Jornal Gazeta dos Municípios há mais de dez anos, período em que acompanhou todos os processos políticos da cidade, do Estado e do Brasil, sempre pontuando seus textos de forma clara e independente.

 

Quem é Genildo Lawinscky

Genildo Lawinscky, jornalista, itabunense, começou a carreira aos 14 anos na Rádio Jornal de Itabuna, como repórter esportivo e um ano depois também estava no Diário de Itabuna, jornal impresso, falando de esportes. Aos 17, foi para a Rádio Excélsior da Bahia e, dois anos depois, para a Rádio Clube de Salvador, onde ficou por cinco anos, período em que também foi repórter da Tribuna da Bahia, Jornal da Bahia e correspondente, em Salvador, do jornal O Globo. Participou, como sócio-gerente, da implantação da Rádio Clube Rio do Ouro, de Jacobina.

Contratado pelo Sistema Nordeste de Comunicação, trabalhou durante 11 anos na TV Itapoan, então SBT e na Rádio Sociedade da Bahia, onde durante esse período, apresentou o Balanço Geral, em substituição a Fernando José, eleito prefeito de Salvador. Na TV Itapoan, foi gerente de jornalismo e apresentador, transferindo-se a seguir, para a TV Bahia, onde exerceu funções de repórter especial, apresentador e chefe de reportagem, sendo demitido no final de 2015. Ainda durante quase três anos, foi correspondente da Voz da América, com sede em Washington, DC.Ao longo da carreira no jornalismo esportivo como repórter e narrador, fez coberturas importantes, como Taça Libertadores da América, eliminatórias de Copas do Mundo, Copas do Mundo da Argentina(1978), Espanha(1982) e México(1986), além dos Mundialitos de Calli, na Colômbia(1977) e Uruguai(1981). Também fez cobertura de campeonatos brasileiros e de momentos importantes do futebol, como a despedida de Pelé pelo New York Cosmos, em New Jersey, Estados Unidos, em 1977, pela Rádio Clube de Salvador.A atividade atual é com o site #AgoraNaBahia, o qual criou em janeiro de 2016. O canal #AnB no YouTube também está integrado ao site e já soma quase 1,5 milhões de visualizações, contando com transmissões ao vivo de eventos importantes e de reportagens especiais.

 

Vanderley Soares

Jornalista

DRT/4848

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *