Prefeitura investirá R$150 milhões para tornar Salvador sustentável e resiliente

A capital baiana dará mais um grande salto em desenvolvimento econômico e social, com foco nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade e resiliência. O Cidade Sustentável, sexto eixo do macroprograma Salvador 360, foi lançado pela Prefeitura em cerimônia ocorrida nesta segunda-feira (6), no Parque da Cidade, no Itaigara. Os detalhes foram apresentados a autoridades municipais, convidados e imprensa pelo prefeito ACM Neto e pelos secretários André Fraga (Cidade Sustentável e Inovação) e Guilherme Bellintani (Desenvolvimento e Urbanismo) – este último se despediu do cargo para se candidatar à presidência do Esporte Clube Bahia e será substituído por Sérgio Guanabara, atual subsecretário da pasta.

Coordenado pelas secretarias de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Cidade Sustentável e Inovação (Secis), com participação de demais órgãos municipais, o eixo envolve 49 ações previstas, com investimento total superior a R$150 milhões. Três dessas iniciativas já foram realizadas durante o lançamento do Cidade Sustentável. Uma delas foi a assinatura do decreto que regulamenta a Lei 8.474/2013 e institui o Programa de Certificação Sustentável IPTU Verde, que estabelece benefícios fiscais para empreendimentos participantes da ação.

Também foi assinado o decreto que regulamenta os dispositivos acerca da Política Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, incluindo a criação do Cadastro Municipal de Atividades Potencialmente Degradadoras e Utilizadoras de Recursos Naturais. Por fim, foi lançado o Manual Técnico de Arborização Urbana de Salvador, certificado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e que é considerado o documento mais moderno sobre arborização urbana já produzido no Brasil. A publicação está disponível nas versões impressa e digital.

O prefeito ACM Neto lembrou que, em 2013, a difícil situação de Salvador não permitia que a gestão pudesse pensar em áreas que não fossem as básicas, como saúde, educação e infraestrutura. “Vejam o quanto já foi avançado e amadurecido. Hoje, está sendo lançado um programa de sustentabilidade com ações que consolidam esse novo paradigma de Salvador como uma cidade que voltou a estar na vanguarda. Hoje, dentre todas as capitais brasileiras, não há uma que tenha se disposto a estruturar um programa tão completo e complexo nessa área”, avaliou ACM Neto.

Despedida – O clima de despedida também marcou presença no lançamento do Salvador 360 Cidade Sustentável. Emocionado, o secretário Guilherme Bellintani relembrou os desafios assumidos na passagem de cinco anos pela administração municipal, na qual assumiu os cargos de secretário de Cultura e Turismo (Secult), da Educação (Smed) e da Sedur, além de presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur). Ele aproveitou para agradecer ao prefeito e a todos os colaboradores pela identificação com os projetos desenvolvidos durante o período.

“Bellintani é uma peça dentro de um conjunto que se formou nestes últimos cinco anos, com pessoas que estão preparadas para qualquer desafio, em qualquer lugar do Brasil. Assim como outras pessoas, ele tem a capacidade de pensar diferente, de ter coragem e conseguir soluções criativas. Fico feliz por ele estar conseguindo realizar os próprios sonhos e, acima de tudo, feliz por ter um amigo de verdade”, finalizou ACM Neto.

SECOM – Secretaria de Comunicação
Telma: (71) 3202-6177 Ana Virginia: (71) 3202-6174

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *