CAMAÇARI: Sedes promove diversas atividades socioculturais

Com o tema “Eu me olho, eu me vejo. Esta cidade me pertence” a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), promoverá diversas atividades socioculturaispara marcar o Novembro da Consciência Negra no município dentro das comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Realizadas pela Coordenadoria de Igualdade de Direitos, Promoção de Políticas Públicas e Combate a Discriminação, a abertura oficial das ações acontece no dia 1° de novembro, no Teatro Alberto Martins, às 14h. Na oportunidade, serão homenageados os camaçarienses que contribuíram de forma positiva para o desenvolvimento da sociedade.

A programação do Novembro da Consciência Negra se estenderá por todo o mês e inclui atividades gratuitas e específicas do movimento negro de Camaçari, a exemplo de oficinas de turbante, de berimbau, de capoeira, de tranças e tererê, de boneca Abayomi, além de exibição de filmes, missas, trilhas étinico-ecológicas, culinária de terreiro, roda de conversa, seminário, parada cultural, diálogo inter-religioso, dentre outros.

As atividades serão distribuídas em diversos locais e equipamentos públicos da cidade, como o Quilombo de Cordoaria, o Terreiro Unzo N´Ganga Kuatelesa Ninza, a Cidade do Saber, os centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Yolanda Pires, além de igrejas, escola e associação de moradores.

O Novembro da Consciência Negra no município ocorre em parceria com movimentos sociais, como o Grupo de Ação e Assistência ao Quilombo de Cordoaria (GAAQC), a Associação dos Negros Evangélicos de Camaçari (ANEC), a Pastoral Afro, o Grupo Comunitário Desportivo Tancredo Neves (GDCON), o Grupo de Luta pelo Desenvolvimento Social (LUDESO), a Rede de Mulheres Negras do Estado da Bahia, o Solar PSI, a Rede de Turismo Étnico-afro de Camaçari, a Rede Empreendedora Refavela, e a UJS (União da Juventude Socialista).

Confira programação completa com datas, locais e horários das atividades aqui.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A data é celebrada, no Brasil, em 20 de novembro e faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do país. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Criada em 2003, como data incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.

 

Fonte: Ascom/PMC

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *