Pacote de obras do Sistema de Esgotamento Sanitário beneficiará mais de 1.400 famílias no Barreiro/Mangalô

A noite desta segunda-feira (23) foi marcada pela felicidade dos moradores da região Barreiro/Mangalô. O motivo da comemoração foi assinatura da ordem de serviço para a execução das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário, autorizada pelo prefeito Joaquim Neto e pela diretora geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Engenheira Maria das Graças Reis.

O projeto foi elaborado pela equipe técnica do SAAE e apresentado pela diretora técnica, Engenheira Valéria Lima, na Associação de Moradores do Barreiro, com a presença da vice-prefeita Iraci Gama, do presidente da associação José Luiz, secretário de governo José Edésio, presidente da Câmara Roberto Torres, diretoria do SAAE, do presidente da UAMA Nilton Batista e outras autoridades.

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

A comunidade lotou o espaço para conhecer o projeto que será executado pela Construtora DPS, vencedora da licitação e os benefícios que a intervenção trará para vida de cada morador. “Eu que moro aqui há mais de 30 anos sei o quanto a gente já sofreu. Agora estamos ansiosos pela mudança, por uma condição melhor de vida e hoje a prefeitura trouxe esperança para nós, agora é só aguardar o fim da obra para a gente aproveitar as melhorias do nosso bairro”, comenta Germina Souza.

Com orçamento de 1,8 milhões as obras de conclusão do sistema de esgotamento revelam o esforço e dedicação da atual gestão com políticas públicas voltadas ao interesse e necessidade da população. “Estamos trabalhando para trazer saúde, oferecer condições dignas de vida para as pessoas da nossa cidade. É isso que o SAAE faz, leva vida para as casas com água de qualidade e um sistema de esgotamento adequado para prevenção de doenças, infecções e consequentemente redução da quantidade de atendimentos em postos de saúde. Promove lazer para as crianças que podem brincar livres na rua sem precisar conviver com esgoto a céu aberto e, claro, trata corretamente os efluentes para reduzir os impactos ambientais”, afirma Maria das Graças Reis, diretora geral SAAE.

 

Saneamento Para Todos:

MAPA GERAL SALDO DE OBRA SES BARREIRO/MANGALO

 As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do Barreiro/Mangalô são executadas pela prefeitura, por meio do SAAE a partir de recursos do governo federal e contra partidas do município, com orçamento de aproximadamente R$ 3,2 milhões. Serão executados nesta etapa do projeto 2,5 quilômetros de Rede Convencional, 1,2 quilômetros de Rede Condominial, 1.220 Ligações Intradomiciliares, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e Limpeza, fechamento, execução de base para receber os Digestores Anaeróbios de Fluxo Ascendente (DAFA) – responsável pela decomposição da matéria orgânica – e ligação entre os equipamentos: Wetland, leito de secagem, DAFAs e Rede de Recalque. Aproximadamente 1450 famílias serão beneficiadas.

PLANTA DA ETE – SES BARREIRO/MANGALO

“O mais importante é esclarecer o que estas ações significam para a vida das pessoas, ou seja, quando um cidadão dá descarga em sua casa, lava a louça, entre outras atividades, ele se livra de um problema que sai pelo cano e nos propõe o desafio de transportar e tratar os dejetos. Com as obras do programa Saneamento Para Todos nós vamos garantir para a população o pleno funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. Essa conquista é importante para o povo do Barreiro porque as intervenções estavam a passos lentos desde 2010 e nós estamos retomando, o prazo das obras são de 12 meses, mas queremos entregar antes”, diz Joaquim Neto.

 

Ruas contempladas:

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

Rua Nazaré, Lamarão, Rio Real, Feira de Santana, Pojuca, Irará, Serrinha, Camaçari (e travessa), Francisco Cerqueira, Dias D’àvila, Esplanada, Antonio Carneiro, Margem da Linha, Manoel Hipólito da Silva, Miguel Santos Fontes, Araci Fontes, Assis Chateaubriand (e travessa), São Braz (e travessa), Miguel Cana Brasil, João Evangelista, travessa Baixa da Candeia, Marechal Aristóteles de Souza Dantas (e 3 travessas), Baixa do Corte, Oliveira Alcântara, Travessa Mangalô, Rua Do Avião (e travessas).

 

Ações Assistência de Integração Comunitária:

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

Além da execução das obras, atividades de interação com a comunidade serão promovidas pelo SAAE no Mangalô, por meio da assessoria de integração comunitária. Será realizada a Capacitação de Agentes Multiplicadores em SESC, um mutirão de cidadania, capacitação dos síndicos, oficina de contação de histórias, oficina de jardinagem e arborização, a construção de uma horta comunitária, reunião com a Comissão de acompanhamento de obras (CAO).

“Este trabalho é muito significativo porque é uma obra que está debaixo da terra e que logo mais será tampada pelo asfalto, de modo que não ficará visível. Muitos políticos não se importam com esse tipo de ação porque não terão para onde apontar depois, mas nossa gestão está mais preocupada em transformar a vida das pessoas do que com qualquer outra coisa. Temos certeza que logo mais não se poderá ver a intervenção que foi feita, mas as famílias do Barreio vão sentir a diferença”, diz Iraci Gama, vice-prefeita.

Fonte: ASCOM SAAE

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *