Prefeitura e instituições parceiras reúnem-se para discutir a implantação da RedeComep em Alagoinhas

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio do projeto da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa do Litoral Norte Baiano (RedeComep), reunirá representantes do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), IFBaiano e Faculdade Santíssimo Sacramento, nesta terça-feira (24), para um encontro de alinhamento de ações e estratégias.

A Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas própria voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua auto-sustentação.

“No Brasil já existem mais de 40 redes dessa natureza, envolvendo mais de 400 Universidades e Faculdades, Centros de Pesquisa, governos estaduais e municipais, além de outras empresas e entidades que desenvolvem atividades ligadas à pesquisa e inovação”, explicou o diretor de tecnologia da informação da SEMAD, Jorge Félix. “Estamos buscando implantar esta rede no nosso município pois entendemos que a ações podem trazer grande benefício para a qualidade de vida da população”.

Estima-se que ao longo do projeto, outras instituições e entidades ligadas à Pesquisa e Educação da região de Alagoinhas e região irão se incorporar ao projeto para o desenvolvimento dessa rede que busca apoiar o desenvolvimento tecnológico da região e fomentar novos projetos inovadores.

Fonte: SECOM/PMA

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *