Alunos da rede municipal conhecem pontos turísticos e culturais de Alagoinhas

Esta quinta-feira (5) foi um dia de aula diferente para os alunos do 3º ao 5º ano da Escola Miguel Fontes. Através de uma parceria entre as secretarias de Educação (SEDUC) e Cultura, Esporte e Turismo (SECET), os estudantes fizeram um passeio pelos principais monumentos e edificações da cidade, para aprender sobre a importância histórica, social e cultural de cada um.

O tour teve início nas Ruínas da Igreja Inacabada, um dos principais cartões postais de Alagoinhas. De lá, as crianças seguiram para o Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro, o Carneirão, onde puderam conhecer toda a estrutura de um estádio de futebol. Após conhecerem o estádio por dentro e ainda correrem pelo campo, os estudantes seguiram para importantes instituições do município, a Prefeitura e a Câmara Muncipal, onde aprenderam sobre a importância política e social de cada uma.

A última parada foi na Estação São Francisco, onde atualmente funciona a Fundação Iraci Gama (FIGAM). A visita guiada pelo historiador foi a parte favorita de Maria Eduarda Amaral, 8 anos, aluna do 3º ano. Atenta às explicações do guia, foi ela quem advinhou que ali, no final do século XIX, funcionava uma estação de trem. Quando soube que a edificação já tinha 137 anos, não se conteve. “Nossa, como está idosa!”, exclamou.

A diretora Myrcélia Pimentel se admirou com o interesse dos alunos pela visita. “Nunca os vi tão concentrados em uma aula”, comentou. Segundo a diertora, o passeio faz parte das comemorações da escola pelo Dia da Crianças, mas também se conecta com os conteúdos vistos pelos alunos em sala, como historicidade e cultura local. “Nossa intenção foi apresentá-los à cultura da cidade, de uma forma que eles não teriam acesso se não fosse através da escola”.

Segundo informações da SECET, a Escola Miguel Fontes foi apenas a primeira a realizar o tour. Através da parceria com a SEDUC, alunos de outras escolas da rede municipal também terão a oportunidade de vivenciar a história e cultura da cidade.

Fotos: Roberto Fonseca/SECOM

Fonte: SECOM/PMA

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *