Estudante de Alagoinhas apresenta projeto sobre descarte de lixo no Maranhão

Aluna do curso técnico em Segurança do Trabalho no Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, localizado em Alagoinhas (nordeste), Erica Almeida, 19 anos, participa, no Maranhão, do Movimento Científico Norte Nordeste (Mocinn), que acontece até sábado (30), no Centro Educacional Arteceb, na cidade de Imperatriz. Ela está apresentando o projeto ‘SAB – O caminho para combater o descarte indevido do lixo e os problemas ocasionados à comunidade alagoinhense’, desenvolvido com sua colega Rebeca Silveira, no âmbito do projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado, que estimula o estudo da Ciência em sala de aula.

O projeto está concorrendo na categoria ‘Meio Ambiente e Gestão’, com mais 15 desenvolvidos por estudantes de outros estados e países como México, Colômbia, Chile e Peru. “Estou muito animada por poder trocar experiências com esses estudantes, inclusive, para que eles conheçam melhor o nosso projeto”, ressalta Erica, que está no evento na companhia da professora e orientadora Maria de Lourdes Ramos.

De acordo com a educadora, participar de eventos científicos é sempre uma experiência enriquecedora para os estudantes. “Eles se transformam em pesquisadores criativos e questionadores, passam a ter uma visão maior sobre os problemas sociais e do mundo, e também começam a buscar soluções. Acredito que este seja o maior ganho na vida profissional e estudantil deles que são de uma escola pública de periferia e que está possibilitando que eles façam Ciência”.

Esta á a segunda feira que Erica participa fora da Bahia. A anterior foi a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), que aconteceu até o último sábado (23), em Recife (PE). “É muito estimulante poder participar de feiras científicas porque amplia os nossos conhecimentos. Além disso, servimos como referência para que outros estudantes se sintam motivados a também desenvolverem pesquisas científicas”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Foto:Divulgação/Educação

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *