Iraci Gama será apresentada à imprensa como vice na chapa de Joaquim Neto

Estação São Francisco
Professora Iraci Gama durante entrevista à TV Ala

A professora Iraci Gama Santa Luzia será apresentada à imprensa amanhã, 3, como candidata a vice prefeita na chapa encabeçada pelo médico Joaquim Neto. O evento será no Hotel Kasa Grande, na Rua 24 de maio, 245 – Centro

Iraci Gama é reconhecida pela sua militância em três campos fundamentais da sociedade: educação, preservação e política. Professora licenciada da Uneb, possui graduação em Licenciatura em Português pela Universidade Federal da Bahia (1971), licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1975), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979) e mestrado em Educação: Métodos e Técnicas do Ensino pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982) e trabalha com temas como leitura e produção de textos, estágio supervisionado em língua portuguesa, aprendizagem e metodologia do ensino, ensino de português etc.

Foi parte importante na implantação do ensino superior da cidade, militando na comissão Pró-campus universitário, de 1983 a 1994,  ingressou no campus II da Uneb em 1976,  quando esta ainda era conhecida como FFPA – Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas e foi uma das fundadoras da ASPA – Associação de Professores de Alagoinhas.

Na preservação do patrimônio público, fundou e mantém a FIGAM – Fundação Iraci Gama de Cultura e o CENDOMA – Centro de Documentação e Memória de Alagoinhas, além de presidir a ALADA – Academia de Letras e Artes de Alagoinhas.

Na política, Iraci Gama foi secretária de Cultura, Esporte e Lazer por três vezes, nas gestões de Judélio Carmo (1987/1988), Chico Reis (1989/1992) e Joseildo Ramos (2001/2004), vereadora na legislatura 2001/2004 e candidata a prefeita em 1992, vencida por Murilo Cavalcante em apuração marcada por denúncias e suspeição.

Em 1998 foi eleita a Educadora do Ano, em promoção do programa Primeira Mão da então Rádio Emissora de Alagoinhas. Em 2000 foi agraciada com a Medalha do Mérito de Alagoinhas 2 de Julho concedida pela Câmara Municipal.

Através da FIGAM, Iraci Gama vem lutando há muitos anos pela restauração das estações de trem e pelo retorno de trem de passageiros em Alagoinhas.

Em recente entrevista à TV Ala, Iraci Gama contou toda a história da ferrovia em Alagoinhas e Aramari, dos trens de passageiros ao trem de carga, até a sua luta e da fundação pelo resgate do trem e pela restauração das estações.

 

Vanderley Soares

Jornalista

 

Belmiro Deusdete

Jornalista

 

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *