Desfile de 7 de Setembro vai coroar trabalho da Seduc

7 de setembroA temática Educação Cidadã será o mote do desfile do 7 de Setembro a ser apresentado por estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino, um trabalho desenvolvido por vários setores da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC).

O trabalho será apresentado por quatro escolas da rede, a Jorge Amado, Comunitária Nova Esperança, Centro Educacional Murilo Cavalcanti e CMA – Colégio Municipal de Alagoinhas, além de duas fanfarras, a do Centro Educacional Murilo Cavalcanti e do Colégio Municipal de Alagoinhas. O desfile da Rede Municipal vai envolver mais de 600 alunos, professores, coordenadores, pedagogos, diretores e demais funcionários da SEDUC.

Educação Cidadã: Caminhos para o ensino e a aprendizagem é o tema que resume todo o trabalho desenvolvido pela SDEUC ao longo do ano, envolvendo todos os atores da educação do município, cujo resultado final é a satisfação do alunado e o crescimento do IDEB, índice que mede a qualidade do ensino no Brasil.

A proposta Cidadã objetiva garantir aos estudantes o acesso e a participação efetiva em projetos e atividades que favoreçam ao exercício da cidadania, bem como a perspectiva de ampliação de tempos e espaços de aprendizagem.

Para isto, garante a secretária Lúcia Maria de Almeida, a SEDUC se empenhou em proporcionar aos seus estudantes, por meio das diferentes áreas do conhecimento, a apropriação de saberes que favoreçam o exercício da cidadania e a continuidade de seu processo de escolarização.

O princípio da educação, diz a secretária Lúcia, inicia-se por oportunizar a todas as nossas crianças, jovens e adultos, as suas escolhas éticas e humanizadas no decorrer da sua vida. Considerando-se que essa educação tenha por obrigação o acesso de todos e, o mais importante, tenha qualidade e respeito às diferenças culturais e regionais, disse ela.

“A nossa ideia de levar o tema para o 7 de setembro é socializar para a comunidade alagoinhense a importância de uma educação voltada para a construção da cidadania em prol da melhoria do ensino e aprendizagem.  Logo após a atividade da comemoração da Independência do Brasil, daremos segmento ao processo de reconstrução e estruturação do Plano Municipal de Educação que contará com a participação de membros de vários segmentos da sociedade, já envolvidos no processo”, ressaltou a secretária.

 

 

 

*Gazeta dos Municipios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *