Especialista explica como tratar infecção incurável

-sarampoCaracterizada como uma doença infectocontagiosa, o sarampo é transmitido pelo Morbili vírus e traz sérios ricos à saúde, podendo levar à morte. Especialistas alertam que apesar de não haver um tratamento para cura, existem cuidados que devem ser tomados quando a infecção é diagnosticada.

Segundo a infectologista do Hapvida Saúde, Maria Alice de Sena, a prevenção é a melhor saída. “É muito importante que as pessoas tenham a consciência de que as vacinas são de fundamental importância para que esse vírus não se prolifere. Como é uma infecção de fácil contágio, os surtos ficam mais propícios a acontecer”, enfatiza a médica, que alerta sobre as manchas vermelhas no corpo, febre e tosse incessantes como os principais sintomas.

A transmissão pode ocorrer através de secreções do nariz e da boca liberadas por espirro e tosse, por exemplo. Por isso, os infectados devem que ficar isolados durante o curso de evolução da doença, que gira em torno de 12 dias. “Não existe nenhum tratamento específico para curar o sarampo. O ideal é que o paciente fique em repouso absoluto e se hidrate bastante. Com isso, o vírus vai sendo eliminado aos poucos pelos anticorpos”, orienta.

Apesar de parecer simples, o tratamento não pode ser levado com descaso. A infectologista Maria Alice alerta que, a doença baixa a imunidade do corpo e pode acarretar várias complicações, podendo levar o indivíduo a óbito. “O vírus desencadeia diversos tipos de infecções secundárias como conjuntivite e pneumonia, mas esses desdobramentos só ocorrem ou se tornam graves se o paciente não tomar os devidos cuidados”, explica a especialista, mas destaca que o mais importante é manter o cartão de vacinação em dia e procurar atendimento médico assim que perceber os sintomas.

O Hapvida dispõe de uma ampla rede para atendimentos de urgência. A emergência do Hospital Teresa de Lisieux, localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães, está aberta todos os dias durante 24h, assim como as P.A (pronto atendimento) de Cajazeiras e Camaçari. A unidade de Lauro de Freitas funciona de segunda à sexta, das 7h às 22h, e sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h e a de Dendezeiros, de segunda à sexta, das 7h às 19h.

 

 

 

 

*Tribuna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *