Alunas da rede estadual são selecionadas para o programa Jovens Embaixadores

As estudantes da rede estadual de ensino Raquel Conceição Santos, do Colégio Estadual Odorico Tavares, e Lorena Machado, do Colégio Estadual Thales de Azevedo, foram selecionadas para participar do programa ‘Jovens Embaixadores 2014’ – uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com os setores público e privado.

As duas, que cursam o 3º ano do ensino médio, em Salvador, estão entre os 35 alunos brasileiros que viajarão, em janeiro, para os EUA, onde vão passar três semanas expondo a cultura baiana e conhecendo a norte-americana. Os escolhidos para o ‘Jovens Embaixadores’ foram beneficiados pelos excelentes desempenhos escolares e pela fluência oral e escrita na língua inglesa, por prestarem serviços voluntários ou sociais em suas comunidades, entre outros critérios.

Oportunidade 

Para Raquel e Lorena, a experiência é uma oportunidade ímpar para expandirem os seus horizontes a partir da troca cultural que será estabelecida. “Fiquei muito feliz e honrada por ter sido selecionada para representar o meu país, levando para lá a nossa cultura, os nossos costumes, a nossa culinária. Também tenho a expectativa de aprender ao máximo com eles”, diz Raquel.

Lorena relembra a emoção que sentiu quando estava na sala de aula e foi anunciado o seu nome para o programa. “Nossa, eu fiquei muito alegre. Espero mostrar nos EUA a nossa cidade, que foi a primeira capital do Brasil, como somos um povo batalhador, hospitaleiro e solidário, e como temos uma cultura rica e diversificada. Quando voltar, quero compartilhar a minha experiência com a comunidade em que estou inserida”.

Estadia nos EUA 

Durante a primeira semana, os estudantes irão visitar a capital Washington, conhecendo os principais monumentos, participarão de reuniões em organizações dos setores público e privado e visitarão escolas e projetos sociais. Após essa fase, os participantes serão divididos em subgrupos e cada um viajará para um estado norte-americano, onde serão hospedados por uma família local, assistirão às aulas em escolas e irão interagir com jovens da sua idade.

Também participarão de atividades culturais, de responsabilidade social, de empreendedorismo e liderança, além de apresentar aos estudantes americanos os aspectos socioculturais e históricos da sua região.

 

*Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *